Asteróide 2012DA14

Para quem se empolgou com o vídeo do meteoro que caiu na Rússia essa madrugada e quer ver ao vivo a passagem “de raspão” do asteróide 2012DA14, aqui vão algumas alternativas de strem ao vivo do evento. Lembrando que se você estiver esperando um espetáculo como o visto essa madrugada na Rússia, vai com certeza se decepcionar. O 2012DA14 vai ser muito mais um pontinho cruzando uma tela salpicada de estrelas do que qualquer outra coisa. Mesmo assim vale MUITO a pena ver (se você é fanático por astronomia como eu).

Se você caiu de pára-quedas no mundo, uma breve introdução: o Asteróide 2012DA14 foi descoberto em fevereiro do ano passado, tem aproximadamente 50m de diâmetro (meio campo de futebol) e vai passar perto, MUITO perto da Terra, mas sem chances de se chocar ou de entrar na nossa atmosfera. Na verdade após a passagem, a gravidade da Terra vai mudar a trajetória do obejeto, provavelmente mandando-o para uma órbita que nos deixará ainda mais tranquilos. Esse objeto tem, provavelmente o mesmo tamanho e composição rochosa que o bólido que queimou na atmosfera em 1908 sobre a região de Tungaska queimando uma enorme área de floresta (que bom que esse NÃO vai nos atingir!).

O quão perto da Terra esse pedregulho vai passar? MUITO perto! A aproximadamente 27 mil km de nós. Para se ter uma idéia, os satélites com órbita geoestacionária ficam a cerca de 45 mil km e a nossa Lua a 400 mil km. Portanto, vai pegar de raspão mesmo!

E agora vamos ao que interessa: como eu faço se eu quiser VER esse negócio?

Bom, o encontro propriamente dito vai ser às 17h25 (horário de Brasília) e poderá ser visto em alguns sites (infelizmente não consegui nenhum em português, se alguém souber, por favor me diga que eu incluo na lista):

O melhor lugar para acompanhar, na minha humilde opinião, vai ser no Hangout que o Phil Plait fará ao vivo, na hora do evento. Se você entende inglês, vai nesse que é garantia de informação precisa, bom humor e ele vai procurando na hora os feeds que estão funcionando melhor.

• A NASA vai transmitir pelo Ustream e pela Nasa TV começando meia hora antes do evento (16h55).
• A NASA também vai trasmitir ao vivo por aqui, a partir das 21h
• O Clay Center, em Massachussets vai transmitir por esse link, também a partir das 21h
• O “Virtual Telescope Project” estará transmitindo a partir das 20h
• O observatório Baraket, em Israel fará um feed começando às 18h15
• A “Planetary Society” vai fazer um webcast ao vivo (incluindo telescópios) durante o evento
• O observatório inglês de Bayfordbury vai twittar imagens na medida em que forem “saindo do forno”

Fonte: Bad Astronomy

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s