Pode ser a gota d’agua? Acho que não

Você provavelmente já deve ter esbarrado com esse vídeo no facebook (e talvez tenha até assinado lá no site)

Por que, infelizmente, é isso o que as pessoas fazem, vêem algo convincente sobre um assunto que não conhecem e acabam se “mobilizando” (leia-se dar um “curtir” e “compartilhar”, ou no máximo assinar um abaixo assinado num site). O vídeo pede para pequisar, para se informar sobre o assunto, mas todo mundo sabe que quem quiser se “aprofundar” um pouco, vai entrar no site da camapanha e ler exatamente o que está no vídeo, com termos um pouco mais técnicos.

Mas atores globais não são cientistas, e por mais que eu tenda a querer fazer qualquer coisa que a Ísis Valverde e a Nathália Dill pedir, não colocaria meu nome e nem compartilharia algo sem antes pesquisar. Por sorte, nem precisei ir muito longe, pois tenho um amigo que É cientista e já foi longe… pra ser mais exato, ele esteve nas obras dessas usinas e de várias outras usinas por todo o Brasil, pesquisando justamente a questão da “energia limpa”. Perguntei pra ele sobre o vídeo e ele me indicou esses 2 vídeos, em resposta às bobagens ditas no vídeo dos globais:

Prestem bem atenção antes de assinar qualquer coisa, faça como o vídeo pede, PESQUISE, mas pesquise em fontes confiáveis, de preferência em universidades, locais onde a ciência fala mais alto. Atores atuam, o trabalho deles é convencer que o que dizem é verdade, cientistas BUSCAM a verdade. Há uma grande diferença entre as duas coisas.

Abra uma aba, dê um google, não vou colocar links aqui, procure, veja quanta informação há disponível, veja o que parece verdade, o que vem de fontes confiáveis. É difícil não acreditar no que a a gente QUER acreditar. É difícil separar a informação correta da bobagem, nem sempre a gente acerta, mas não dá pra desistir.

Faça a diferença, PENSANDO por si só.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s